Logo Horizontal SDD 600X50

Inquérito sobre o Trabalho Doméstico Remunerado - Dê o seu contributo!

No âmbito do projeto Serviço Doméstico Digno, decorre até 31 de Agosto de 2023, a recolha de respostas ao inquérito sobre a temática do trabalho doméstico remunerado. Pretende-se que o inquérito seja aplicado a pessoas trabalhadoras domésticas que trabalham num ou vários agregados familiares, a título particular, independentemente de prestarem serviços semelhantes no âmbito de empresas de limpeza ou desenvolverem outras atividades profissionais. Aqui incluem-se trabalhadores(as) que realizam atividades de limpeza, cozinha, cuidado a crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência, bem como os que realizam atividades de jardinagem e condução.

Se é trabalhador(a) doméstico(a) não deixe de participar, o seu contributo é indispensável para o sucesso do estudo!

O seu preenchimento é rápido e intuitivo, garantindo o anonimato e confidencialidades das suas respostas. Para mais informação, contacte o STAD por email  stad_nacional@stad.pt ou telefone 21.3463756/21.3475596.


No segundo dia em Oslo a equipa do projeto "Serviço Doméstico Digno" reuniu com organizações noroeguesas e europeias

No segundo dia de trabalho em Oslo, a equipa do projeto Serviço Doméstico Digno (financiado pelo programa EEAGrants) reuniu com uma representante da Caritas norueguesa, Maria Hindhal, que apresentou o trabalho que aquela organização desenvolve na defesa de grupos mais vulneráveis, como são as empregadas domésticas oriundas de comunidades emigrantes. Seguiu-se um encontro com Linn Andersen, responsável pelas questões da igualdade de género na confederação sindical LO. Ouvimos ainda uma apresentação, por Alessandra Giannessi, que participou online, dos projetos dirigidos às pessoas em trabalho doméstico em curso na UNI Europa, federação sindical europeia em que o STAD, sindicato promotor do projeto SDD, se encontra filiado.

A concluir, os membros da equipa portuguesa informaram sobre os dados relativos ao trabalho doméstico a nível mundial, europeu e nacional (Dr. Amílcar Ramos), uma breve história do associativismo no setor do trabalho doméstico em Portugal e apresentação das atividades do STAD (Eduardo Chagas e Vivalda Silva) e o projeto SDD (Dra. Filipa Seiceira).


Equipa do projeto "Serviço Doméstico Digno" em Oslo para conhecer experiência norueguesa

Uma equipa do projeto "Serviço Doméstico Digno" (financiado pelo EEAGrants) está a efetuar uma visita a Oslo, para estabelecer vários contactos sobre o trabalho desenvolvido sobre o trabalho doméstico. No primeiro dia, Arvid Ellingsen, do Gabinete de Estudos da confederação sindical LO, apresentou o modelo norueguês de contratação coletiva e Brede Edvardsen, presidente do sindicato norueguês Norsk Arbeidsmandsforbund, explicou o trabalho desenvolvido pelo sindicato e, em particular, o que respeita aos setores da limpeza industrial e do serviço doméstico


Apresentação do projeto "Serviço Doméstico Digno" na reunião extraordinária do TURI

Eduardo Chagas, presidente da Direção do Instituto Ruben Rolo, participou em 26 de Maio de 2023, em Berlim, na reunião extraordinária do TURI, estrutura do Instituto Sindical Europeu que reúne institutos europeus de investigação sobre temas laborais.

O encontro, que decorreu à margem do 15° Congresso da Confederação Europeia dos Sindicatos, foi uma oportunidade para fazer uma primeira apresentação do projeto "Serviço Doméstico Digno", financiado pelo EEAGrants e que mereceu o interesse de vários dos institutos presentes.


Sessão de formação dos inquiridores do projeto “Serviço Doméstico Digno”

Realizou-se uma sessão de formação dos inquiridores do projeto “Serviço Doméstico Digno”. A accão decorreu na sede do STAD, em Lisboa, em regime presencial, e online nas delegações do STAD do Porto, Coimbra e Açores.


Image

Apresentação do Projeto “Serviço Doméstico Digno” nos Açores

Apresentação do Projeto “Serviço Doméstico Digno” numa reunião de dirigentes e delegados sindicais do STAD, nos Açores


Image

Apresentação do Projeto “Serviço Doméstico Digno” em Lisboa

Apresentação do Projeto “Serviço Doméstico Digno”, em Lisboa, em reunião de delegados e dirigentes sindicais do STAD.


Image

Sessão de apresentação do Projeto “Serviço Doméstico Digno”

Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas, STAD, o projeto “Serviço Doméstico Digno”, financiado pelo EEA Grants, pretende aprofundar o estudo da realidade atual, formulando propostas de melhoria do quadro legal e informando e organizando os trabalhadores para melhor defender os seus interesses.