Logo Horizontal SDD 600X50

WORKSHOPS organizados para os dias 15, no Porto, na Delegação Regional do STAD, e 21 de Março, em Lisboa, no ISCTE- IUL- adiamento

Colega e camarada,

O STAD informa que os Workshops referidos, que se iriam realizar:

• Dia 15-03-2024, no Porto, na Delegação Regional do STAD;

• Dia 21-03-2024, em Lisboa, no ISCTE-IUL

são adiados, ou seja, não se realizam.

Muito em breve estes workshops serão novamente agendados e, nessa altura, será transmitida a respectiva informação.

Agradecendo a compreensão por eventuais incómodos causados por

este adiamento, enviamos as nossas

Cordiais Saudações sindicais,

A Direcção Nacional


“Focus group” com trabalhadoras do serviço doméstico na delegação regional dos Açores

O Projecto Serviço Doméstico Digno (SDD) continua a desenvolver-se. Uma das várias actividades previstas é o contacto directo com as próprias trabalhadoras do serviço doméstico, para recolher testemunhos e conhecer as suas dificuldades e aspirações.

É neste quadro que se realizaram reuniões e entrevistas – “focus group” – com trabalhadoras do serviço doméstico, no caso, na delegação regional dos Açores.


“Focus group” com trabalhadoras do serviço doméstico na delegação regional de Lisboa

O Projecto Serviço Doméstico Digno (SDD) continua a desenvolver-se. Uma das várias actividades previstas é o contacto directo com as próprias trabalhadoras do serviço doméstico, para recolher testemunhos e conhecer as suas dificuldades e aspirações.

É neste quadro que se realizaram reuniões e entrevistas – “focus group” – com trabalhadoras do serviço doméstico, no caso, na delegação regional de Lisboa.


“Focus group” com trabalhadoras do serviço doméstico na delegação regional de Coimbra

O Projecto Serviço Doméstico Digno (SDD) continua a desenvolver-se. Uma das várias actividades previstas é o contacto directo com as próprias trabalhadoras do serviço doméstico, para recolher testemunhos e conhecer as suas dificuldades e aspirações.

É neste quadro que se realizaram reuniões e entrevistas – “focus group” – com trabalhadoras do serviço doméstico, no caso, na delegação regional de Coimbra.


“Focus group” com trabalhadoras do serviço doméstico na delegação regional do Porto

O Projecto Serviço Doméstico Digno (SDD) continua a desenvolver-se. Uma das várias actividades previstas é o contacto directo com as próprias trabalhadoras do serviço doméstico, para recolher testemunhos e conhecer as suas dificuldades e aspirações.

É neste quadro que se realizaram reuniões e entrevistas – “focus group” – com trabalhadoras do serviço doméstico, no caso, na delegação regional do Porto.


FOCUS GROUP DE PESSOAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS

REUNIÕES PARA DEBATER A SITUAÇÃO DO SECTOR:

VAMOS MELHORAR

A NOSSA VIDA!!!

O STAD, como sindicato representativo dos interesses das trabalhadoras e trabalhadores do Serviço Doméstico, está a realizar um projecto de âmbito nacional sobre as condições de trabalho, o quadro jurídico aplicável, os problemas existentes e os anseios e aspirações da profissão – o PROJECTO “SERVIÇO DOMÉSTICO DIGNO!”

No desenvolvimento do projecto, que é operado pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a participação das trabalhadoras e dos trabalhadores é fundamental pois a sua audição é a melhor fonte para se conhecer a realidade existente, única forma de a transformar.

Assim, no âmbito do Projeto SERVIÇO DOMÉSTICO DIGNO - SDD, o STAD vai realizar as seguintes reuniões a nível nacional com pessoas trabalhadoras domésticas, que designamos focus group.

CIDADE

DIA

HORÁRIO

LOCAL

PORTO

15.Janeiro.2024 Segunda-feira

A marcar através do Telf. 223323756

Delegação Reg. Porto do STAD - Largo Ramada Alta, 140-Porto

LISBOA

16.Janeiro.2024 Terça-feira

A marcar através do TM - 965583919

Delegação Reg. Lisboa do STAD – Rua João da Silva, nº. 20, ao Areeiro

 

COIMBRA

 

18.Janeiro.2024 Quarta-feira

 

A marcara través

do Telf. 239820909

Delegação Reg. Coimbra do STAD - Avenida Fernão de Magalhães, Nº 24, 2º C - Coimbra

FARO

19.Janeiro.2024 Sexta-feira

A marcar através do TM - 912479335

Delegação Local Faro do STAD -Praceta Mutualista Popular, Lt.82, Loja 2, Faro

PONTA DELGADA

R.A. AÇORES

30 e 31.Janeiro.2024 Terça e Quarta-feira

A marcar através do Telf. - 296282319

Delegação Local Açores do STAD - Rua do Perú, Nº 101 Ponta Delgada


O objetivo do focus group é, pois, ouvir directamente as pessoas trabalhadoras domésticas, aprofundar os problemas e dificuldades com que se deparam no exercício da sua atividade

 

profissional e discutirmos em conjunto possíveis medidas para a sua melhoria, através quer de iniciativas jurídicas quer de acções sindicais.

Se é trabalhador(a) doméstico(a) e tiver interesse em participar, por favor contacte o STAD através do telefone da cidade em que vive e trabalha (ver quadro em cima) para marcar a melhor hora ou do email stad_naciona@stad.

A PARTILHA COMUM DE PROBLEMAS, PREOCUPAÇÕES E NECESSIDADES É O PRIMEIRO PASSO PARA SE ENCONTRAREM SOLUÇÕES!

PARTICIPE NUMA DESTAS REUNIÕES – A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NAS ACTIVIDADES SINDICAIS É A ÚNICA FORMA DE SE MUDAR O QUE ESTÁ MAL!

A UNIÃO FAZ A FORÇA – UNIDOS, VENCEREMOS!!!


Serviço Doméstico Digno: reunião de coordenação do projecto

A equipa de coordenação do projecto “Serviço Doméstico Digno” reuniu no dia 12 de Dezembro onde continuou a monitorizar a implementação do projeto e discutiu os resultados obtidos após o tratamento do inquérito aplicado às pessoas trabalhadoras domésticas, bem como os dados estatísticos obtidos de diversas fontes sobre a realidade económica e social do trabalho doméstico.


Inquérito sobre o Trabalho Doméstico Remunerado - Dê o seu contributo!

No âmbito do projeto Serviço Doméstico Digno, decorre até 31 de Agosto de 2023, a recolha de respostas ao inquérito sobre a temática do trabalho doméstico remunerado. Pretende-se que o inquérito seja aplicado a pessoas trabalhadoras domésticas que trabalham num ou vários agregados familiares, a título particular, independentemente de prestarem serviços semelhantes no âmbito de empresas de limpeza ou desenvolverem outras atividades profissionais. Aqui incluem-se trabalhadores(as) que realizam atividades de limpeza, cozinha, cuidado a crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência, bem como os que realizam atividades de jardinagem e condução.

Se é trabalhador(a) doméstico(a) não deixe de participar, o seu contributo é indispensável para o sucesso do estudo!

O seu preenchimento é rápido e intuitivo, garantindo o anonimato e confidencialidades das suas respostas. Para mais informação, contacte o STAD por email  stad_nacional@stad.pt ou telefone 21.3463756/21.3475596.


No segundo dia em Oslo a equipa do projeto "Serviço Doméstico Digno" reuniu com organizações noroeguesas e europeias

No segundo dia de trabalho em Oslo, a equipa do projeto Serviço Doméstico Digno (financiado pelo programa EEAGrants) reuniu com uma representante da Caritas norueguesa, Maria Hindhal, que apresentou o trabalho que aquela organização desenvolve na defesa de grupos mais vulneráveis, como são as empregadas domésticas oriundas de comunidades emigrantes. Seguiu-se um encontro com Linn Andersen, responsável pelas questões da igualdade de género na confederação sindical LO. Ouvimos ainda uma apresentação, por Alessandra Giannessi, que participou online, dos projetos dirigidos às pessoas em trabalho doméstico em curso na UNI Europa, federação sindical europeia em que o STAD, sindicato promotor do projeto SDD, se encontra filiado.

A concluir, os membros da equipa portuguesa informaram sobre os dados relativos ao trabalho doméstico a nível mundial, europeu e nacional (Dr. Amílcar Ramos), uma breve história do associativismo no setor do trabalho doméstico em Portugal e apresentação das atividades do STAD (Eduardo Chagas e Vivalda Silva) e o projeto SDD (Dra. Filipa Seiceira).


Equipa do projeto "Serviço Doméstico Digno" em Oslo para conhecer experiência norueguesa

Uma equipa do projeto "Serviço Doméstico Digno" (financiado pelo EEAGrants) está a efetuar uma visita a Oslo, para estabelecer vários contactos sobre o trabalho desenvolvido sobre o trabalho doméstico. No primeiro dia, Arvid Ellingsen, do Gabinete de Estudos da confederação sindical LO, apresentou o modelo norueguês de contratação coletiva e Brede Edvardsen, presidente do sindicato norueguês Norsk Arbeidsmandsforbund, explicou o trabalho desenvolvido pelo sindicato e, em particular, o que respeita aos setores da limpeza industrial e do serviço doméstico


Apresentação do projeto "Serviço Doméstico Digno" na reunião extraordinária do TURI

Eduardo Chagas, presidente da Direção do Instituto Ruben Rolo, participou em 26 de Maio de 2023, em Berlim, na reunião extraordinária do TURI, estrutura do Instituto Sindical Europeu que reúne institutos europeus de investigação sobre temas laborais.

O encontro, que decorreu à margem do 15° Congresso da Confederação Europeia dos Sindicatos, foi uma oportunidade para fazer uma primeira apresentação do projeto "Serviço Doméstico Digno", financiado pelo EEAGrants e que mereceu o interesse de vários dos institutos presentes.


Sessão de formação dos inquiridores do projeto “Serviço Doméstico Digno”

Realizou-se uma sessão de formação dos inquiridores do projeto “Serviço Doméstico Digno”. A accão decorreu na sede do STAD, em Lisboa, em regime presencial, e online nas delegações do STAD do Porto, Coimbra e Açores.


Image

Apresentação do Projeto “Serviço Doméstico Digno” nos Açores

Apresentação do Projeto “Serviço Doméstico Digno” numa reunião de dirigentes e delegados sindicais do STAD, nos Açores


Image

Apresentação do Projeto “Serviço Doméstico Digno” em Lisboa

Apresentação do Projeto “Serviço Doméstico Digno”, em Lisboa, em reunião de delegados e dirigentes sindicais do STAD.


Image

Sessão de apresentação do Projeto “Serviço Doméstico Digno”

Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas, STAD, o projeto “Serviço Doméstico Digno”, financiado pelo EEA Grants, pretende aprofundar o estudo da realidade atual, formulando propostas de melhoria do quadro legal e informando e organizando os trabalhadores para melhor defender os seus interesses.