Logo Horizontal SDD 600X50

Parceiros

O projeto Serviço Doméstico Digno é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas (STAD) e tem como parceiros nacionais o Instituto Ruben Rolo (IRR) e a PPLL Consult, e o Norwegian Union for General Workers, enquanto parceiro de país doador. Apresenta-se, de seguida, cada uma das entidades.


Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas

O STAD, fundado a 1 de novembro de 1941, representa 9.029 sindicalizados e é o sindicato mais representativo em Portugal dos trabalhadores do Sector do Serviço Doméstico, do Sector da Limpeza Industrial, do Sector da Vigilância Privada, do Sector dos Porteiros de Prédios Urbanos e de outros trabalhadores de Atividades Diversas (sem representação sindical). Tem âmbito nacional, com sede nacional em Lisboa e delegações em todo o território - no Sul (Setúbal), no Norte (Porto), no Centro (Coimbra), na Região Autónoma da Madeira (Funchal) e na Região Autónoma dos Açores (Ponta Delgada).

Os seus principais objetivos prendem-se com a melhoria constante e sustentada das condições de trabalho, salários, direitos laborais e condições de Saúde e Segurança no Trabalho. Para tal, o STAD procede à sindicalização de trabalhadores, eleição de delegados sindicais nos locais de trabalho e, principalmente, negoceia o Contrato Coletivo de Trabalho do Sector da Limpeza Industrial e o Contrato Coletivo de Trabalho do Sector da Vigilância Privada com as associações empresariais. Para adaptar e melhorar as condições de trabalho em empresas e locais de trabalho singulares, negoceia acordos específicos com as empresas através de Diálogo Social. Uma importante atividade que o Sindicato realiza prende-se com a defesa jurídica dos trabalhadores, intentando anualmente os advogados do STAD vários processos em Tribunal de Trabalho.

O STAD, quotidianamente, orienta a sua atividade, seja em Portugal seja internacionalmente, através dos princípios de Solidariedade Operária e de Cooperação Internacional.

Para melhor conseguir concretizar os seus objetivos e para que a suas atividades sejam mais eficazes, o STAD é filiado em Portugal na CGTP-IN, a nível internacional na UNIGLOBAL e na Europa na UNI EUROPA.

Norwegian Union for General Workers

O Norwegian Union for General Workers é um sindicato norueguês fundado em 1895 que organiza trabalhadores numa ampla variedade de indústrias. Entre os seus associados os maiores grupos são os trabalhadores das limpezas, trabalhadores da construção, seguranças, mineiros, trabalhadores da manutenção de estradas, e diferentes tipos de trabalhadores de serviços, entre outros. São filiados no Congresso Nacional de Sindicatos (LO), a maior federação sindical da Noruega.

Defendem que se deve trabalhar por uma sociedade que se baseia em valores democráticos, para garantir que haja uma contribuição justa dos benefícios na sociedade. Além disso, é um sindicato solidário que une os trabalhadores na luta por uma remuneração justa, igualdade entre as pessoas, direitos básicos e dignidade do trabalhador.

O sindicato é um forte apoiante do modelo tripartido norueguês, onde os parceiros sociais e o governo trabalham juntos para uma sociedade justa para todos e locais de trabalho bons e sustentáveis onde todos tenham oportunidades iguais e as diferenças de rendimento sejam pequenas.

Trabalham contra todo o tipo de crime no local de trabalho e toda a exploração de trabalhadores vulneráveis. Trabalham contra qualquer forma de evasão fiscal. Todas as propostas apresentadas por privados e públicos devem garantir salários justos e boas condições de trabalho e devem ser transparentes. Juntamente com os parceiros sociais, devem contribuir para negócios sólidos e competitivos, que podem proporcionar bons locais de trabalho, salários justos e boas condições de trabalho. Trabalham igualmente no sentido de ter melhores tecnologias que possam garantir uma produção ambientalmente correta e, portanto, competitiva.

Instituto Ruben Rolo

O IRR foi fundado em Portugal em 1998 e tem como objetivo desenvolver atividades no âmbito da investigação e formação aos sindicalistas da CGTP-IN que partilham do mesmo quadro ideológico sindical e político, na área das relações laborais e do sindicalismo, nacional e internacional. Desde a sua fundação, tem desenvolvido inúmeras atividades e colaboram nas suas iniciativas sindicalistas e investigadores especializados nas áreas da economia, da sociologia e do direito laboral de todo o mundo.

O Instituto procura assim contribuir, através de projetos de investigação, estudos e com a organização de iniciativas para o debate sindical e político em Portugal, envolvendo sindicalistas, políticos e académicos de diferentes países e orientações políticas e político-sindicais para a inovação social, política e sindical na sua área de intervenção.

Os temas centrais desta ação de formação e investigação têm sido:

• A negociação coletiva;

• A relação entre a globalização, a inovação técnica e científica, o mundo do trabalho na Europa e em Portugal;

• A análise e denuncia das políticas neoliberais,

• A construção europeia e o combate às políticas neoliberais;

• A democracia e a autonomia sindical, elementos fundamentais para a construção da unidade.

O Instituto organiza regularmente seminários, publica textos para a reflexão e está envolvido na organização anualmente de várias conferências e workshops internacionais.

PPLL Consult Lda

A PPLL Consult Lda é uma empresa portuguesa criada em 2007 por um conjunto de consultores e especialistas dotados de larga experiência profissional em políticas públicas, com particular incidência e proteção social, educação, formação e emprego, que fornece serviços de consultoria, formação e assessoria para instituições do sector público, privado e social.

A empresa especializou-se em consultoria estratégica e de gestão a governos, órgãos públicos e instituições privadas do terceiro sector, na realização de estudos estratégicos e prospetivos e na realização de estudos empíricos de conhecimento da realidade social, incluindo estudos de avaliação, estudos de mercado e estudos sociológicos e de opinião.

Desde o seu nascimento, a empresa tem a ambição de levar a experiência e o saber de consultores portugueses a diferentes mercados, tendo intervindo já em trabalhos no âmbito da União Europeia, dos novos estados-membros (Bulgária, Roménia), dos países candidatos (Macedónia, Montenegro, Turquia) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau).

A PPLL Consult Lda e os seus consultores e rede de colaboradores têm formações de base nas ciências sociais e jurídicas e apresentam uma longa e diversificada experiência quer no exercício passado de cargos dirigentes e executivos, quer na consultoria estratégica e de gestão, quer na prestação de assessoria técnica e científica especializada, quer ainda na docência do ensino superior e em investigação aplicada.